Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de abril de 2011

uma parte do estudo de ciencias

                                                                                                                          
                                  estrutura da terra


Através de longas observações, constatou-se que existem diferenças físicas e químicas no interior do planeta Terra. Com isso, houve a divisão deste em três camadas: crosta, manto e núcleo.

Existem outras classificações além dessa. No entanto, essa divisão em crosta, manto e núcleo é a mais aceita. Conforme essa classificação, as camadas são separadas por limites definidos a partir das diferenças na composição e densidade.

Considerada a camada mais superficial da Terra, a crosta apresenta espessura que varia de 30 Km a 70 Km. Ela é composta por basalto (nos oceanos) e, na porção continental, sua composição básica é de granito. A densidade média é de 2,8 e a temperatura varia entre 800 °C a 1000 °C.

O manto está situado entre a crosta e o núcleo. Sua espessura é de aproximadamente 2,9 mil quilômetros, sendo a densidade média de 4,6. O manto pode ser encontrado nos estados pastoso e sólido. Sua composição básica é de silicato de ferro, magnésio e silício. A temperatura pode atingir até 2000 °C.

Composto basicamente de níquel e ferro, o núcleo divide-se em duas camadas: núcleo interno e núcleo externo. O núcleo interno apresenta-se em estado sólido e o externo, no estado líquido. As temperaturas nessa camada variam de 3000 °C a 5000 °C e a densidade, de 9 a 14.



      Planetas do Sistema Solar
O universo é formado por vários astros, sendo eles planetas, estrelas ,satélites, cometas, asteróides, meteoritos, etc. O Sistema solar, por exemplo, é formado por oito planetas.
Como o Sol é a estrela principal do sistema solar, os planetas giram em torno dele. Os oito planetas do sistema solar são Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão já integrou esse sistema, no entanto, em 2006, ele foi classificado como planeta anão.
As estrelas são astros que tem luz própria, sendo que a mais importante delas é o Sol, pois ilumina todo o sistema solar.
À noite podemos ver a enorme quantidade de estrelas existentes no universo,               elas apresentam diferentes tamanhos.
Os satélites são Luas, corpos menores do sistema solar e não possuem luz própria. A Lua é o satélite natural da Terra.
Os cometas são corpos pequenos, compostos por rochas e gelo. Da Terra podemos ver quando um cometa se move, pois quando passa perto do Sol é aquecido, fazendo com que o gelo que possui vire gás incandescente, tornando-se luminoso.
Os asteróides são pequenos pedaços de rochas, que também ficam girando na órbita espacial e ao redor do Sol. São atraídos pela Terra e alguns deles entram na atmosfera em alta velocidade, fazendo com que se aqueçam, se queimem, podendo ser

Nenhum comentário:

Postar um comentário